Nossa operação conta com profissionais treinados, estrutura de coleta eficiente e uma logística integrada para o envio das amostras ao laboratório Synvia CAEPTOX. Monitoramos todas as etapas — da coleta ao laudo — assegurando precisão, rastreabilidade e total conformidade com as exigências legais.
Regularize já o seu exame.
O Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção é capaz de identificar o uso de substâncias psicoativas em um período mínimo de 90 dias. Quando realizada por meio da coleta de pelos corporais, a janela de detecção pode se estender automaticamente para até 180 dias. Esse exame permite revelar padrões de uso, hábitos e comportamentos do indivíduo relacionados ao consumo de substâncias nesse intervalo de tempo.
Com o apoio da Synvia CAEPTOX, garantimos agilidade e excelência na liberação dos resultados, seguindo os mais altos padrões de qualidade.
A análise dos exames é realizada por uma equipe altamente qualificada da Synvia CAEPTOX, com respaldo técnico e científico de profissionais experientes.
A Synvia CAEPTOX opera com sistema de qualidade certificado pelo Inmetro, garantindo confiabilidade total nos Testes de Larga Janela de Detecção.
Os exames são processados na Synvia CAEPTOX, que conta com um parque tecnológico de ponta e constante investimento em inovação para assegurar resultados precisos.
Saiba quando fazer seu exame toxicológico periódico e mantenha-se em conformidade!
Clique no botão abaixo para consultar a situação do seu exame no site do SENATRAN
Somos especializados na realização de exames toxicológicos capilares, conforme exigências da Resolução do CONTRAN, Portaria do MPTS, concursos públicos e solicitações particulares. Atendemos com excelência a demandas de verificação do uso de substâncias psicoativas, sempre com agilidade nos prazos e precisão nos resultados.
Tire suas dúvidas e saiba mais sobre os exames toxicológicos para motorista com Carteira Nacional de Habilitação.
O tempo de liberação do exame toxicológico pode variar conforme a região do país onde foi realizada a coleta da amostra capilar. A seguir, apresentamos os prazos médios de liberação, contados a partir do recebimento da amostra no laboratório CAEPtox, localizado em Campinas/SP:
Para CNH (motoristas): prazo médio de 48 horas úteis.
Para empresas (CLT): prazo médio de 48 horas úteis.
Para Concursos Públicos: o prazo é de até 10 dias corridos.
⚠️ Importante:
Em alguns casos, a amostra pode necessitar de repetição ou confirmação da análise, o que pode estender o prazo de liberação do laudo para até 5 dias úteis. Esse cuidado adicional é o que garante a qualidade e a assertividade dos resultados emitidos pela CAEPtox.
Reforçamos que, caso o laudo do exame para CNH ultrapasse as 48 horas, isso não indica um resultado positivo, mas sim que a amostra está passando por uma análise mais detalhada. A variação nos prazos também pode ocorrer conforme a localização da coleta.
No CAEPtox, os prazos são respeitados com rigor para que você não corra o risco de perder os prazos exigidos para sua CNH, vínculo empregatício ou participação em concursos públicos.
Para mais informações, entre em contato com a equipe do Grupo UNILABOR Toxicológico.
Já os motoristas acima de 70 anos de idade deverão realizar o exame toxicológico apenas na renovação da CNH.
Quando o motorista deve fazer o toxicológico periódico?
Devido a deliberação do Contran nº 222 de 27 de abril de 2021, divulgado pelo SENATRAN – Secretaria Nacional de Trânsito – os prazos para realizar o Toxicológico Periódico foram prorrogados.
Dessa maneira, a data limite para os motoristas realizarem o Exame Toxicológico Periódico será de acordo com o período de vencimento da última CNH.
Confira quais drogas aparecem no exame toxicológico de larga janela de detecção, para cada tipo de serviço: CNH (Motoristas, CLT (Empresas) e Particular.
Drogas pesquisadas no exame toxicológico CNH, CLT e Particular
Drogas não pesquisadas no exame toxicológico
Você conhece o processo de detecção do exame toxicológico? Entender essa análise não é difícil, mas é importante para saber como uma pequena amostra de cabelo ou pelos do corpo, podem indicar se alguém fez o uso ou não de drogas ilícitas. Lembrando que, o exame toxicológico em cabelos é um dos mais utilizados para identificar substâncias psicoativas, tendo em vista a sua larga janela de detecção. Além disso, o teste de drogas é muito utilizado para motoristas que precisam emitir ou renovar suas CNHs de categorias C, D e E, bem como nos concursos públicos e empresas, no processo admissional e demissional de motoristas profissionais. Sabendo disso, confira abaixo quanto tempo o exame toxicológico detecta as drogas, as principais informações sobre o processo de retenção da substância no cabelo e o processo de identificação de substâncias ilícitas na análise.
Como a substância é detectada no fio de cabelo?
Depois que a droga é consumida, a corrente sanguínea, oleosidade da pele e a transpiração são responsáveis por levar as substâncias e depositá-las no cabelo (queratina). Conforme o cabelo cresce, as substâncias se incorporam no córtex capilar e se fixam. Em aproximadamente 6 dias o cabelo consegue sair da raiz e surgir no couro cabeludo. Assim, esse novo fio já vem incorporado com as substâncias ilícitas. Se o consumo for contínuo, conforme o cabelo vai crescendo, mais fixas ao cabelo ficam os componentes das drogas. Inclusive, é por conta disso, que é possível medir o nível de consumo no exame toxicológico. No caso dos pelos do corpo, o ciclo de crescimento é diferente do cabelo, visto que no corpo, os pelos são programados pelo organismo para crescer até um determinado tamanho. Lembrando que, a detecção da substância ilícita por meio dos pelos corporais tem a mesma eficácia das mechas de cabelos.
Quanto tempo o exame toxicológico detecta as drogas no cabelo?
O exame toxicológico de cabelo consegue detectar as drogas consumidas nos últimos três meses (90 dias), a partir da data de coleta da amostra. O comprimento necessário do cabelo para o exame toxicológico detectar as drogas consumidas nos últimos três meses é de, no mínimo, três centímetros (3cm). Em pelos do corpo, o tempo para detectar as drogas no organismo é de seis meses (180 dias). Para amostras de pelo do corpo (braços, pernas, axilas ou peito), o recomendado é coletar com tesoura ou barbeador, rente ao corpo, sendo necessário retirar apenas uma pequena mecha de fios, optando-se por uma área não aparente. Vale lembrar que a coleta de pelos do corpo é feita quando o comprimento do cabelo não é suficiente para atender à janela de detecção.
Quanto tempo a droga fica no organismo para ser detectado no exame toxicológico?
O tempo que a droga fica no organismo para ser identificada no exame toxicológico depende de diversos fatores, como: Tipo de substância consumida, Quantidade da droga utilizada, Frequência do uso, Tipo de exame toxicológico realizado (Urina, Sangue ou Cabelos e/ou pelos). Entre outros. Vale ressaltar que, o menor consumo de substâncias psicoativas podem resultar na detecção da droga no exame toxicológico. Dessa maneira, mesmo que seja feito o consumo da droga em um único dia, será possível identificar a droga em um período de 90 a 180 dias, a depender da amostra do material (cabelos ou pelos).
O Exame toxicológico consegue detectar as drogas consumidas nos últimos três meses (90 dias), a partir da coleta de cabelos. Em pelos do corpo, o tempo para detectar as drogas no organismo é de seis meses (180 dias).
CABELOS – Em testes com amostra de cabelo, o exame toxicológico consegue detectar drogas em um período de 90 dias, e é preciso ter no mínimo 3 cm de comprimento de cabelos. Caso o motorista tenha cabelos com comprimento maior do que o mínimo necessário, a análise continuará sendo de 90 dias antes da coleta.
PELOS – Já no caso de análises em pelos do corpo (braços, pernas, axilas ou peito), o tempo de detecção de uso de substância psicoativa aumenta para 180 dias, pois em testes com amostras de pelos não se consegue analisar por menos tempo. Desse modo, o tempo de detecção para análise do exame toxicológico será sempre de 180 dias antes da coleta.