Importância dos exames laboratoriais para uma boa saúde

Os exames laboratoriais são muito importantes para a prevenção de doenças e monitoramento das condições de saúde ao longo da vida. São uma ferramenta para poder ter mais bem-estar e qualidade de vida com cuidados regulares com a saúde.

Práticos, rápidos e simples de realizar, os exames laboratoriais ajudam na prevenção de doenças, no diagnóstico, no prognóstico e na indicação da melhor forma de tratamento de inúmeros problemas de saúde, inclusive em casos de alta complexidade.

Os exames laboratoriais têm papel fundamental na prevenção de doenças e no monitoramento das condições de saúde. Os médicos utilizam essas análises como referências no tratamento de doenças de pessoas de todas as idades.

Além disso, os exames laboratoriais fornecem informações precisas sobre o funcionamento do corpo e identificam possíveis alterações que possam levar a problemas de saúde.
Cerca de 95% das doenças podem ser identificadas em estágios iniciais por meio de exames laboratoriais de rotina, o que aumenta significativamente as chances de cura de qualquer problema de saúde.
Enfermidades graves e que surgem completamente sem sintomas, como o diabetes, a hepatite, o câncer e as alterações cardiovasculares, somente podem ser diagnosticadas por meio de exames laboratoriais.

Com isso, apenas a realização de exames laboratoriais regularmente e de forma preventiva podem reduzir os casos de doenças graves, manter o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes, além de reduzir os impactos e gastos em todo o sistema de saúde.

O que são exames laboratoriais

Os exames laboratoriais podem ser classificados como análises clínicas realizadas a partir de amostras biológicas do organismo de uma pessoa, como sangue, urina, saliva, fezes, entre outros tipos de substâncias.
Apenas instituições de saúde que trabalham com profissionais capacitados, treinados e preparados para esses serviços podem oferecer os exames laboratoriais sem causar qualquer preocupação aos pacientes.
Os exames laboratoriais fornecem informações sobre o nível de açúcar no sangue, colesterol, triglicerídeos, hormônios, eletrólitos, células sanguíneas, funções renais e hepáticas, entre outras inúmeras referências sobre o estado de saúde de um paciente.

Essas informações coletadas a partir dos exames tornam-se uma base para os profissionais de saúde em diversos sentidos: no diagnóstico, no tratamento, na eficácia da conduta médica e, principalmente, na cura dos pacientes.

Vale destacar que a interpretação dos resultados dos exames laboratoriais deve ser feita exclusivamente por um profissional de saúde capacitado, e não pelo próprio paciente, que pode ter uma interpretação totalmente equivocada sobre os indicadores. 

Portanto, os exames laboratoriais possuem extrema importância para a prática médica e permitem uma avaliação completa da saúde do paciente, identificando possíveis doenças e condições de risco que podem levar a algum problema de saúde. 

É muito importante que os pacientes realizem exames regularmente e sigam as orientações médicas em relação à frequência e tipos de exames que devem ser realizados.

Laboratórios clínicos como o Pró-Análise possuem a estrutura necessária e uma equipe treinada e qualificada para colher as amostras de forma segura, tranquila, ágil e confiável. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige que os laboratórios clínicos sejam regulamentados e sigam normas estabelecidas para garantir a qualidade e a segurança dos exames realizados.

Como os exames laboratoriais podem ajudar a prevenir doenças?

Os exames laboratoriais ajudam a prevenir doenças de muitas maneiras. Primeiramente, identificam alterações no funcionamento do corpo antes que os sintomas apareçam. Isso permite o início precoce do tratamento, evita complicações e aumenta as chances de cura.

Em segundo lugar, os exames laboratoriais monitoram o progresso e a eficácia de um tratamento médico. A partir dessas análises clínicas, o médico avalia se a conduta adotada tem se mostrado eficiente ou se é preciso realizar algum ajuste.

Por fim, os exames laboratoriais também investigam fatores de risco para qualquer problema de saúde. Por exemplo, um exame de colesterol pode identificar níveis elevados de colesterol no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares. 

Somente com base em exames laboratoriais o médico poderá avaliar qual a melhor conduta a ser adotada para cada paciente. Por exemplo, se uma mudança no estilo de vida já seria suficiente, ou se é preciso iniciar um tratamento com medicamentos ou cirurgia.

Fatores externos que podem influenciar os resultados de um exame

Os resultados dos exames laboratoriais também podem ser influenciados por aspectos relacionados a fatores externos ou ao estilo de vida do paciente. 

Por exemplo, uma dieta rica em gorduras saturadas pode aumentar temporariamente os níveis de colesterol no sangue, enquanto o consumo excessivo de álcool dias antes da realização do exame vai afetar a função hepática. 

Outros exames laboratoriais exigem uma preparação prévia, como o jejum ou a restrição ao uso de medicamentos. Se o paciente não seguir corretamente as instruções de preparo, os resultados certamente serão afetados.

Além disso, outros fatores que influenciam as análises laboratoriais são: uso crônico de medicamentos, ingestão de remédios na véspera do exame e até mesmo condições climáticas extremas, como o excesso de calor.

Em relação à instituição de saúde que colhe as amostras, pode haver armazenamento incorreto, calibragem e manutenção errada de equipamentos, e erros na hora de rotular os tubos com as amostras. Por isso, busque sempre laboratórios confiáveis.

Por que realizar exames laboratoriais periodicamente?

Veja dez motivos que explicam a importância de realizar exames laboratoriais:

  1. Somente esses exames identificam fatores de risco para problemas cardiovasculares que surgem de forma assintomática, como altas taxas de colesterol e triglicérides.
  2. Os exames laboratoriais representam um dos poucos meios possíveis para um médico diagnosticar uma doença sem sintomas em estágio inicial.
  3. Um exame laboratorial simples pode diagnosticar o pré-diabetes, uma condição que pode ser controlada pelo paciente antes de virar uma doença crônica grave e que exige mudanças drásticas na vida de uma pessoa.
  4. Os exames laboratoriais dão um panorama completo sobre a saúde de um paciente e evitam gastos médicos inesperados e repentinos.
  5. Ser submetido regularmente a exames laboratoriais reduz significativamente as chances de complicações em um tratamento de saúde, já que qualquer alteração no corpo pode ser identificada precocemente.
  6. Esses exames permitem que médicos de diversas especialidades avaliem o estado de saúde completo de um paciente, a partir da coleta de sangue e da análise do laboratório, ou seja, de uma forma simples, prática, segura e confiável.
  7. O diagnóstico precoce de qualquer tipo de tumor aumenta em até 90% as chances de cura, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
  8. A medicina preventiva tem se tornado cada vez mais precisa e eficiente, graças aos exames laboratoriais minimamente invasivos e totalmente seguros que são realizados em laboratórios renomados e confiáveis.
  9. Saber sobre seu estado de saúde te dá muito mais confiança, bem-estar e tranquilidade para viver o dia a dia com qualidade.
  10. Qualquer deficiência de nutrientes ou excesso de substâncias em seu corpo pode ser constatada pelos exames laboratoriais. Com a realização de exames, você tem tempo suficiente para adotar um novo estilo de vida e evitar o uso de medicamentos.

Quais são os principais exames laboratoriais?

Hemograma

O hemograma é um exame que avalia as células do sangue, incluindo os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Serve para identificar anemias, infecções e doenças do sangue.

Glicemia

A glicemia é um exame que avalia os níveis de glicose no sangue, para diagnosticar diabetes e monitorar o tratamento dessa doença.

Colesterol

O exame de colesterol avalia os níveis de colesterol no sangue. Níveis elevados de colesterol estão associados a um maior risco de doenças cardiovasculares.

Função renal

Os exames de função renal avaliam a capacidade dos rins de filtrar o sangue e eliminar substâncias nocivas, para diagnosticar doenças renais.

Função hepática

Os exames de função hepática avaliam a função do fígado. Utilizados para diagnosticar doenças hepáticas, como hepatite e cirrose.

Hormônios

Os exames de hormônios avaliam os níveis de hormônios no sangue, para detectar doenças relacionadas aos hormônios, como hipertireoidismo, hipotireoidismo, diabetes e distúrbios da glândula adrenal.

Como se preparar para um exame laboratorial?

Para garantir a precisão dos resultados dos exames laboratoriais, siga todas as recomendações divulgadas pelo laboratório. Geralmente, é necessário estar em jejum por algumas horas, não consumir bebidas alcoólicas e ter cuidado com medicamentos.

Informe à equipe do laboratório caso esteja utilizando algum medicamento ou realizando um tratamento de saúde. Para algumas situações, estar gripado ou com sintomas de problemas de saúde podem impedir a coleta de sangue ou de outras amostras.

Além disso, é importante seguir as instruções específicas para cada tipo de exame, como, por exemplo, coletar a urina em um frasco estéril, evitar atividades físicas intensas horas ou dias antes do exame e assim por diante.

Seja claro com a equipe do laboratório caso não tenha cumprido alguma das recomendações para a realização do seu exame. Isso evita que o seu tratamento seja prejudicado por resultados alterados.

Portanto, se você quer ter uma vida com mais bem-estar e com menos risco de desenvolver doenças, lembre-se de é preciso cuidar bem da saúde com avaliações e exames médicos regulares.

Compartilhe este artigo: